Posted on

Somos um exercito de sonhadores

Imagem

ANEDOTAS QUE SERVEM PARAR SORRIR E

PARA DEMONSTRAR QUE SOMOS INVENCÍVEIS E ETCÉTERA

I

Saem os exploradores muito cedo, regressam à tarde e reportam-me:

– Encontramos um acampamento de campesinos numa brecha, tem uns dois anos e se vê que ali acamparam muitos, porque há 15 ou 20 toldos. Há muitos bancos – diz o responsável pela exploração.

– Sim – interrompe o que o acompanhava -. Se vê que encheram a cara de atole e houve festa.

Eu assinto com resignação e lhes digo que está bem, que limpem a arma. No dia seguinte, vou à exploração – encontramos o mencionado acampamento: há apenas cinco toldos e um banquinho. Mando que busquem picadas nas matas ao redor, enquanto sento no banco. É inútil, não há nada que me diga que houve festa e tomaram atole. Regressamos em silêncio.

II

Saem outra vez os exploradores. Regressam e me reportam:

– Encontramos um grande arroio, vê-se que não se seca nunca.

– Sim – diz o outro que o acompanhava. – Há poças e dá até pra tomar banho.

Eu assinto com resignação e lhes digo que está bem, que limpem a arma. No dia seguinte, eu vou à exploração – encontramos o mencionado arroio: tem cinco centímetros de profundidade na parte mais funda, corre uns 20 metros e desaparece. Caminho até o seu leito e vejo que é produzido pelo escorrimento da água das chuvas armazenada na lama; Digo-lhes:

– Este arroio vai secar.

– Não seca, não – dizem-me.

Regressamos em silêncio.

Por dois dias, passam por aí os exploradores – regressam e reportam-me:

– O arroio está seco. Mas encontramos outro maior, que não seca.

– Sim – diz o outro que o acompanhava. – Há poças e dá até pra tomar banho.

Eu assinto com a cabeça e lhes digo que está bem, que limpem a arma.

III

Em suma: somos um exército de sonhadores e, por isso mesmo, somos invencíveis. Como não vencer com esta imaginação que tudo transforma?

Não podemos perder.

Ou, melhor dizendo, não merecemos perder…

Carta do Subcomandante Marcos a Eduardo Galeano, 1994.

Leave a Reply

